Problema para resolver.
Uma consultoria para te ajudar.
SITUAÇÃO INICIAL
Terluzia é proprietária da Só Modas Confecção, uma indústria de confecções voltada para produção de uniformes profissionais.
Durante os últimos dois anos, ela se dedicou a montar toda a estrutura física da empresa, comprou todo maquinário, contratou funcionários e construiu o estoque inicial.
Entretanto, cometeu o grande erro da maioria dos empresários, fez tudo isso com capital próprio sem separar a reserva necessária para o capital de giro inicial.
Como resultado está com dificuldades financeiras pois 90% das vendas são parceladas e ela não tem dinheiro para financiar.
DIAGNÓSTICO INICIAL
Para conseguir cumprir com todos os compromissos financeiros, as operações parceladas de venda estão sendo “antecipadas” com pagamentos de juros em taxas efetivas que superam os 4% a.m.
Além disso está atrasando o pagamento dos impostos mensais devidos com ônus de multas e juros altíssimos.
Na situação que se encontra, quanto maior o volume de vendas maiores serão as dificuldades financeiras enfrentadas, uma vez que suas vendas são feitas quase que na totalidade a prazo.
Soluções Implementadas
Muito mais que resolver o problema, inovamos na solução e desenvolvemos ainda mais a empresa.
- Como a empresa possuía todos os dados e informações financeiras relativos aos gastos e recebimentos foi possível construir um DRE (demonstrativo de resultado do exercício) histórico e analisar a constituição do lucro operacional.
- Com base nesse DRE e no ciclo financeiro das vendas foi possível estabelecer o volume de capital de giro necessário para o financiamento das vendas futuras (metas definidas).
- De posse desse montante, a empresa deu entrada junto ao banco que tinha conta corrente numa solicitação de limite de crédito para capital de giro com condições bem mais favoráveis que aquelas utilizadas nas antecipações de recebíveis. Como garantia a esse empréstimo, foi utilizado as próprias duplicatas relativas às vendas e também seus recebíveis em cartão de crédito.
- O planejamento orçamentário criou limites para gastos e metas de vendas necessárias a manutenção do equilíbrio financeiro.
Resultados Finais
- A empresa tem recursos suficientes para financiar, com tranquilidade, suas vendas a prazo,
- Com maior tranquilidade e equilíbrio emocional a proprietária passou a se dedicar com mais afinco às ações de venda,
- Com a redução dos gastos com juros e multas a lucratividade da empresa chegou a 16%,
- 50% desse lucro é retirado como distribuição aos sócios e os outros 50% são poupados para a criação de um fundo de contingência/novos investimentos.