Frio Demais Refrigeração

Veja Como Resolvemos o Problema de Organização e Métodos

Problema para resolver.

Uma consultoria para te ajudar.

SITUAÇÃO INICIAL

Pedro Henrique é o proprietário da empresa – Frio Demais refrigeração.

Uma empresa prestadora de serviços de instalação e manutenção de ar condicionados residenciais e empresariais.

Durante muito tempo funcionou numa pequena loja de fundos, onde junto a ele tinha apenas um funcionário, que também como ele, executava todos os serviços.

Seu faturamento médio era de R$ 14 mil mensais e, mesmo com pouco lucro, seus pagamentos estavam sempre em dia e não existia sufoco financeiro.

Em certo momento, com a adesão de um novo sócio resolveu abrir outras unidades em outros estados.

Sua visão era somente de riqueza, de ganhos maiores, de sucesso, de viagens e tudo mais que o dinheiro consegue comprar.

Após 5 anos e inúmeros contratos de empréstimos bancários, diversos títulos registrados em cartório, dívidas fiscais e sem saber o que fazer resolver procurar ajuda profissional

DIAGNÓSTICO INICIAL

  1. A primeira coisa que fizemos foi tentar fazer o levantamento das informações financeiras históricas para fazer uma análise retrospectiva. Infelizmente por falta absoluta de dados, isso não foi possível.
  2. Percebemos que, como fruto dessa ausência de controles, a inadimplência dele estava muito elevada, chegando a mais de 25% da média de faturamento mensal.
  3. Constamos também que os preços dos serviços nunca tinham sido efetivamente calculados. Ele adotou uma tabela de preços de um concorrente próximo e pronto.
  4. Em função do serviço de manutenção e concerto dos equipamentos, era necessário a aquisição de muitas peças e, como não mantinha um estoque regulador, ficou sem condições de adquirir peças de reposição em função de títulos a pagar em aberto.
VER SOLUÇÕES IMPLEMENTADAS

Soluções Implementadas

Muito mais que resolver o problema, inovamos na solução e desenvolvemos ainda mais a empresa.

  • Mesmo sem os dados históricos, foi possível através dos documentos de pagamento, fazer o levantamento dos gastos dos últimos 3 meses. Não era muito, mas o suficiente para desenvolvermos um planejamento orçamentário para os próximos 6 meses. Com ele foi possível determinar a capacidade máxima de pagamento e a partir daí começamos a desenhar a renegociação junto aos credores.
  • A primeira ação foi a implantação do programa Conta Azul na gestão financeira da empresa. Com ele vieram as rotinas e fluxogramas operacionais para validar diariamente as movimentações financeiras.
  • Depois de tudo lançado no sistema, foi possível mapear todas os inadimplentes com a empresa. Fizemos uma carta inicial, que já rendeu uma recuperação de 20% do total enviado, retomamos a negociação através de nova carta, dessa vez, um pouco mais “direta”, conseguimos mais 7% de recuperação. Ao final de 60 dias e os prazos dados vencidos, foi encaminhado a um advogado conhecido que está desenvolvendo um trabalho específico para a recuperação desses créditos.

Resultados Finais

  • Conseguimos arrecadar recursos suficientes, mesmo que pequenos, através da cobrança dos devedores, para aquisição à vista dos principais itens de reposição. Com isso a empresa voltou a faturar;
  • Todas as compras até o 3 mês foram feitas a vista;
  • As dívidas com fornecedores foram renegociadas e estão sendo liquidadas aos poucos, e parte do nosso crédito junto a esses foi retomado.
  • A empresa tem controle absoluto sobre sua movimentação financeira e as informações estão sendo acompanhadas e analisadas semanalmente, principalmente as questões relacionadas ao orçamento – orçado x realizado;
  • Com as informações foi possível formar o preço correto e em função disso houve uma elevação de 11%, em média, nos preços praticados, pois os mesmos estavam gerando prejuízo a empresa.