Loja Viva Fitness

Veja Como Resolvemos o Problema de Agressividade Comercial

Problema para resolver.

Uma consultoria para te ajudar.

SITUAÇÃO INICIAL

Patrícia é proprietária da Loja Viva Fitness, uma loja de varejo com 5 anos de vida que comercializa roupas do segmento Fitness.

Nos últimos 2 anos, Patrícia anda muito desanimada com o resultado de vendas da loja.

Colocou na cabeça que a queda no seu faturamento é proveniente da – crise financeira, da queda no poder aquisitivo dos seus clientes e, infelizmente, resolver cruzar os braços e aguardar o momento passar.

Financeiramente a empresa não apresenta endividamento em qualquer nível, entretanto, as retiradas da sócia foram sendo reduzidas ocasionando problemas de ordem pessoal.

DIAGNÓSTICO INICIAL

Na visita inicial pude perceber que a empresa não tinha presença digital, nem mesmo um site.

Pude validar a existência de um cadastro de mais de 6.000 telefones de clientes que estão comprando ou já compraram em sua loja nos últimos anos, mas sem qualquer atividade.

O estoque da loja estava “quebrado”, ou seja, muitas peças de cores e tamanho que não vendem e poucas peças daqueles produtos de alto giro.

Além disso, a equipe de vendas está muito desmotivada, pois o estoque baixo acaba prejudicando as poucas possibilidades de vendas que aparecem.

VER SOLUÇÕES IMPLEMENTADAS

Soluções Implementadas

Muito mais que resolver o problema, inovamos na solução e desenvolvemos ainda mais a empresa.

  • Com o estudo dos gastos e receitas foi possível estabelecer uma projeção de fluxo de caixa para os próximos 12 meses. Com ele foi possível construir limites dos gastos e objetivos comerciais bem definidos;
  • Feito isso e já com o estudo detalhado do giro de estoque (vendas por produtos, remuneração financeira de cada venda, etc.) foi possível estabelecer o Tamanho do Estoque necessário para o cumprimento dos novos objetivos de vendas (metas);
  • Enquanto os pedidos não chegavam, trabalhamos no resgate da motivação da equipe de vendas e também em sua capacitação com técnicas de vendas eficientes;
  • Os dados cadastrais dos clientes foram importados para o celular da empresa que passou a trabalhar na prospecção de novas vendas através do WhatsApp e SMS;
  • Validamos o preço de venda de todos os produtos para garantir que o preço seja suficiente para cobrir todos os gastos e garanta a lucratividade desejada;
  • Na parte de marketing criamos todas as páginas nas redes sociais (Face, Instagram e Youtube);
  • Desenvolvemos campanhas de pesquisa e display através do Google Adwords, e também no Facebook Ads com o compromisso de investimento em cada um dos posts inseridos;
  • Foi feito através de fotos e filmagens de um editorial de moda para a nova coleção;
  • Construímos um site para empresa com apresentação de tudo isso;
  • Colocamos o WhatsApp da empresa como ferramenta de venda.

Resultados Finais

  • O Estoque foi refeito tendo como base a real necessidade da empresa e não mais no “feeling” da empresária, o que fez com que as compras fossem mais efetivas evitando sobras de produtos;
  • O estoque é analisado e acompanhado semanalmente efetivando reposições de forma ágil e bem pontual;
  • A equipe mais motivada e melhor treinada ganhou confiança, apesar de ter sido necessário a demissão de duas vendedoras que não se encaixavam no perfil e comprometimentos necessários;
  • As vendas tiveram uma elevação da ordem de 36% e a Sra. Patrícia compreendeu a necessidade de ter Agressividade comercial e nunca se conformar com a situação externa do mercado;
  • A proprietária conseguiu no último mês retirar, sob a forma de lucro, um valor correspondente a 8% das vendas;
  • Seus problemas financeiros pessoais estão sendo solucionados e a Sra. Patrícia está muito mais confiante, já pensando em abrir uma nova unidade.