Pedras do Rei

Veja Como Resolvemos o Problema de Preço de Venda Errado

Problema para resolver.

Uma consultoria para te ajudar.

SITUAÇÃO INICIAL

Pedras do Rei é uma empresa que revende pedras para piso.

Já está no mercado há mais de 20 anos e seu faturamento cresceu 12% em relação ao ano anterior (2016), entretanto, suas dificuldades financeiras estavam cada vez maiores.

Débora, uma das sócias, não entendia o que estava acontecendo já que tudo parecia melhor e ela estava na “contramão” de seus concorrentes que enfrentavam queda no faturamento.

DIAGNÓSTICO INICIAL

Como a empresa manteve em dia todos os dados financeiros referentes à gastos e receitas dos meses anteriores, foi possível construir um Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) dos meses anteriores.

De posse desse estudo foi possível perceber que a operação não estava gerando os resultados (lucro) operacionais suficientes para cobrir as despesas, uma vez que sua estrutura de custos teve aumentos em todos os elementos e seu preço de venda continuava o mesmo.

VER SOLUÇÕES IMPLEMENTADAS

Soluções Implementadas

Muito mais que resolver o problema, inovamos na solução e desenvolvemos ainda mais a empresa.

  • A primeira reação quando se descobre o problema é tentar elevar o preço, coisa que não fizemos, pois, esse segmento tem uma concorrência muita agressiva;
  • Desenhamos todos os fatores para a definição de um novo preço de venda, dessa vez, com uma fórmula definida e não mais no “achômetro”.
  • Desenhamos e propusemos um Plano de Redução de Gastos, onde cada diretor teve atribuições distintas na busca de uma redução dos gastos mensais. Um dos diretores ficou encarregado de viajar até os principais fornecedores e pleitear de forma presencial um desconto de pelo menos 5% na compra da matéria prima, outro teve o compromisso de reduzir as despesas de funcionamento, tais como aluguel, despesas com telefonia, luz e etc., e por último o outro diretor ficou encarregado de reduzir as despesas com pagamento de comissão para equipe de vendas, através da implantação de um método de bonificação por desempenho e esforço na superação das metas semanais (antes eram metas mensais);

Resultados Finais

  • A empresa reduziu em 22% seus gastos de funcionamento
  • Conseguiu reduzir em 7% seus gastos com os principais fornecedores
  • Refez os preços dos principais itens de venda que no total geraram um aumento no preço final de apenas 6%
  • Com o maior acompanhamento sobre as vendas, as metas semanais e consequentemente mais foco em cada oportunidade, o faturamento mensal teve um acréscimo de 8%,
  • O orçamento projetado é acompanhado semanalmente para que a empresa não perca nunca mais o caminho trilhado rumo ao sucesso e principalmente à lucratividade.